MENINA

O BLOGUE UNIVERSAL E INTERNACIONALISTA


A praça é do povo. Como o céu é do condor. É o antro onde a liberdade. Cria águias em seu calor! ...

A palavra! Vós roubais-la
Aos lábios da multidão
Dizeis, senhores, à lava
Que não rompa do vulcão.

Castro Alves
Jornal de Poesia

Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? / Em que mundo, em que estrelas tu te escondes / Embuçado nos céus? /Há dois mil anos te mandei meu grito / Que, embalde, desde então corre o infinito... / Onde estás, Senhor Deus?

Castro Alves


MINHA LEI E MINHA REGRA HUMANA: AS PRIORIDADES.

Marília Gonçalves

Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres.
Albert Einstein

Perguntas Com Resposta à Espera

Portugal ChamaS e Não Ouvem a Urgência de Teu Grito? Portugal em que http://www.blogger.com/img/gl.bold.gifinevitavelmente se incluem os que votando certo, viram resvalar de suas mãos a luz em que acreditavam; A LUTA CONTINUA )
Quem Acode à Tragédia de Portugal Vendido ao Poder dos Financeiros?! Quem Senão TU, POVO DE PORTUGAL?! Do Mundo inteiro a irmã de Portugal a filha. Marília Gonçalves a todos os falsos saudosistas lamurientos, que dizem (porque nem sabem do que falam) apreciar salazar como grande vulto,quero apenas a esses,dizer-lhes que não prestam! porque erguem seus sonhos sobre alicerces de sofrimento, do Povo a que pertencem e que tanto sofreu às mãos desse ditador!sobre o sofrimento duma geração de jovens ( a que vocês graças ao 25 de Abril escaparam)enviada para a guerra, tropeçar no horror e esbarrar na morte, sua e de outros a cada passo! sobre o sofrimento enfim de Portugal, que é vossa história, espoliado de bens e de gentes, tendo de fugir para terras de outros para poder sobreviver, enquanto Portugal ao abandono,via secar-se-lhe o pobre chão, sem braços que o dignificassem! Tudo isso foi salazar, servido por seus esbirros e por uma corte de bufos e de vendidos, que não olhavam a meios,para atingir seus malévolos fins!Construam se dentro de vós há sangue de gente, vossos sonhos, com base na realidade e não apoiando-os sobre mitos apodrecidos, no sangue de inocentes!!! Marília Gonçalves (pois é! feras não têm maiúscula!!!)

domingo, 13 de maio de 2012

os "engraçadinhos e as serpentes"

r
cobra de colar, não venenosa, como as cobras em geral




Li ontem, que no sul da França, (tem acontecido mais vezes e noutras localidades) uma senhora, observava espantada um estranho jogo do seu gato, que no quintal acima da casa, dava sucessivos pulos de cerca de 1 metro de altura, totalmente intrigada subiu os degraus que a separavam do local em questão e aproximou-se do gato, perto, encontrava-se uma cobra que a senhora avaliou no momento em cerca de 2 metros. fugiu chamando o gato e fechou o gato em casa. Em seguida, telefonou ao veterinário contado o ocorrido e o que tinha visto, ao que o veterinário respondeu, que era impossível, que em França não havia cobras desse tamanho, nem com a espessura descrita. Indicou-lhe apesar de tudo o telefone dum especialista em serpentes, para que lhe desse a sua opinião  e embora a lei em França proíba a destruição, ou o deslocamento de répteis, mesmo se venenosos como as víboras áspide (Vipera aspis), o especialista desse uma ajuda a senhora de forma a que sossegasse o pavor em que se encontrava.
Em França encontra-se também a cobra de Montpellier, que pode atingir os 2 metros e meio . Segundo esse especialista em França encontram-se mais de 700 variedades de serpentes. Esse especialista  tem 70 anos é conferencista sobre o assunto há 40 anos.


Interessado pelo caso, o tal especialista acorreu de imediato, mas era tarde demais, anoitecia e era difícil distinguir formas entre ervas e arbustos. Foi pois embora, sem poder emitir opinião.
No dia seguinte de manhã, a senhora em questão, ouviu, gritaria em casa da vizinha do lado. Acorreu a ver o que se passava e era precisamente a dita cobra, que tinha reaparecido, junto à casa vizinha. O dono da casa, agarrou a cobra e amandou-a pra dentro da cabine de duche e fechou bem a porta. Pediu à 1°senhora o numero do telefone do tal especialista, que veio de imediato. Entrou na cabine de duche e saiu precipitadamente com ar perplexo e disse: -Tiveram muita sorte, esta cobra não é daqui, é uma serpente tropical, a mais venenosa do mundo, cujo veneno chega para matar cem homens. Foi chamada a policia e os bombeiros, uma equipa especializada em répteis acorreu também e a serpente levou uma injeção que a adormeceu profundamente. Depois lá a agarraram e transportaram dentro de recipiente apropriado, para longe e onde não mais pudesse encontrar-se em liberdade de passear.
Ora, ultimamente, pessoas que passeiam tranquilamente nas florestas têm tido encontros deste tipo.
Porque uns engraçadinhos, quando viajam trazem escondida um serpente bebé, a que acham um piadão e quando o animal cresce, amedrontam-se (com razão) e vão soltar a serpente numa floresta.
Tem acontecido também escaparem-se serpentes de Laboratórios, onde lhes extraem o veneno, para a preparação de soro no caso de mordidela de serpente.
O certo é que as pessoas que fazem tais encontros, em zonas onde a única serpente perigosa (mortal, mesmo) é a víbora áspide (Vipera aspis), que pode ser facilmente reconhecida pela forma da cabeça em V, enquanto a cobra não venenosa e até útil na agricultura, tem a cabeça arredondada, além de que os olhos da cobra são redondos e os da víbora têm uma fenda de alto abaixo, aquilo que em nós seria o nariz, a ponta da cabeça, na  víbora é arrebitada. O tamanho também difere, a víbora não ultrapassa geralmente os 80 a 85 cm, enquanto a cobra, que morde, mas não injecta veneno, pode atingir facilmente em adulta metro e meio.
A víbora é parda com ziguezagues mais escuros




víbora
  

a melhor maneira de diferençar a víbora da cobra é ver os olhos que nada têm em comum, as pupilas são redondas na cobra e uma fenda vertical na víbora

cobra

víbora

























O encontro com estes animais, pode assustar, a atitude a ter, é manter a calma,  recuar e de longe fazer barulho, mesmo com os pés, as vibrações do solo, assustam-na e fazem-na fugir.
No caso de dentada, principalmente não fazer garrote, não cortar o local mordido, nem sugar o veneno, que poderia ser ingerido. Acalmar a pessoa que foi mordida, não dar excitantes como café, para não acelerar a circulação do veneno no sangue e no organismo.
 estendê-la no chão e chamar socorros, hoje com o telemóvel é fácil se houver rede. Ou então estender a pessoa no banco de trás do carro, e transportar rapidamente às urgências de um hospital, onde há equipamento apropriado para tratar convenientemente tais casos.

( A lei em França, proíbe que se mate víboras, embora a mordedura possa ser mortal para o ser humano, é também proibido deslocá-las, mesmo que se instalem no nosso quintal ou na nossa cave e é proibido destruir o abrigo que escolheram, só no caso de ameaçarem uma criança muito jovem a lei permite que se destrua a víbora)

Sem comentários: