MENINA

O BLOGUE UNIVERSAL E INTERNACIONALISTA


A praça é do povo. Como o céu é do condor. É o antro onde a liberdade. Cria águias em seu calor! ...

A palavra! Vós roubais-la
Aos lábios da multidão
Dizeis, senhores, à lava
Que não rompa do vulcão.

Castro Alves
Jornal de Poesia

Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? / Em que mundo, em que estrelas tu te escondes / Embuçado nos céus? /Há dois mil anos te mandei meu grito / Que, embalde, desde então corre o infinito... / Onde estás, Senhor Deus?

Castro Alves


MINHA LEI E MINHA REGRA HUMANA: AS PRIORIDADES.

Marília Gonçalves

Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres.
Albert Einstein

Perguntas Com Resposta à Espera

Portugal ChamaS e Não Ouvem a Urgência de Teu Grito? Portugal em que http://www.blogger.com/img/gl.bold.gifinevitavelmente se incluem os que votando certo, viram resvalar de suas mãos a luz em que acreditavam; A LUTA CONTINUA )
Quem Acode à Tragédia de Portugal Vendido ao Poder dos Financeiros?! Quem Senão TU, POVO DE PORTUGAL?! Do Mundo inteiro a irmã de Portugal a filha. Marília Gonçalves a todos os falsos saudosistas lamurientos, que dizem (porque nem sabem do que falam) apreciar salazar como grande vulto,quero apenas a esses,dizer-lhes que não prestam! porque erguem seus sonhos sobre alicerces de sofrimento, do Povo a que pertencem e que tanto sofreu às mãos desse ditador!sobre o sofrimento duma geração de jovens ( a que vocês graças ao 25 de Abril escaparam)enviada para a guerra, tropeçar no horror e esbarrar na morte, sua e de outros a cada passo! sobre o sofrimento enfim de Portugal, que é vossa história, espoliado de bens e de gentes, tendo de fugir para terras de outros para poder sobreviver, enquanto Portugal ao abandono,via secar-se-lhe o pobre chão, sem braços que o dignificassem! Tudo isso foi salazar, servido por seus esbirros e por uma corte de bufos e de vendidos, que não olhavam a meios,para atingir seus malévolos fins!Construam se dentro de vós há sangue de gente, vossos sonhos, com base na realidade e não apoiando-os sobre mitos apodrecidos, no sangue de inocentes!!! Marília Gonçalves (pois é! feras não têm maiúscula!!!)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia 8 de Março Dia Internacional da Mulher





Demónio  mulher que nada

desde Eva até aos ateus

sempre diabolizada

nos olhos de cada deus

que pela vida passando

apenas sabe de ti

aquilo que a noite aponta

mesmo se o dia sorri

só noite

a sombra é que vence

e nos encalces da história

cada Adão que por si pense

pensa em nome da memória

e vê como no passado

mulher em vestes de medo

desfaz o dia sem glória

cultiva o verbo segredo

e quando as Evas num grito

ainda lhe falam de amor

ouve ainda estridente apito

como pânico maior

e nunca a palavra é ganha

e nunca Adão se retrata

e Eva desce do tempo

e despe as vestes do nada.



Marília  Gonçalves 

Dia 8 de MarçoDia Internacional da Mulher ---le 8 mars célèbre La Journée de la Femme

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.[1]


Le 8 mars célèbre
la Journée Internationale des Femmes.
Cette journée trouve son origine dans les manifestations de femmes au début du XXe siècle en Europe et aux États-Unis, réclamant des meilleures conditions de travail et le droit de vote.
La Journée Internationale des Femmes a été officialisée par les Nations Unies en 1977, invitant chaque pays de la planète à célébrer une journée pour les droits des femmes.

MÁRIO CRESPO ENTREVISTA O JEL DOS "HOMENS DA LUTA"

A MARILIA POETAS DEL MUNDO DESDE ARGENTINA

 
PÁJARO DEL VINO  -poema-canción-

      en medio del patio
      soplaba la flauta
      los parches latían
      al ardor del canto

      y amor era algo 
      que soltaba dulce
      silencio de pájaro

      la arena se amaba
      con manos de niños
      que alzaban cohetes
      puentes y castillos

      y vos derramaste
      tu efímero sueño
      de vino encendido

      en medio del patio
      la luna apoyaba
      sus pies delicados
      en alada danza

      y yo deshojaba
      las alas del sueño
      por mis ojos de agua.

                                        Rubén Vedovaldi


  * Grabado en el Disco Compacto:  CUANDO LA PALABRA CANTA,  con el músico Carlos Medrano, 
      en ARGENTINA,  otoño de 1999.

Apelo à Luta

Apelo à Luta, não justifica ausência total de qualidade artística
o povo e a bruteza não são sinónimos
e Salazar jà apregoava a falta de qualidade, justificando-a com a incompreensão popular
para obras de valor e mérito
Damos com estes indignos representantes, não um passo atrás mas um salto atrás de gigante com botas de mil léguas!!!!^Para o Povo que amo, sonho Altura, não abismos! não desconhecimento Pátrio
não é por desconhecimento que quem escreve abandona regras, apenas se libertou delas, aqui é um analfabetismo artístico a que assistimos
Pobre Portugal!!! e a esta hora convencidos que são o que não serão nunca: ARTISTAS


Marília Gonçalves

90 ANOS DE VIDA E MUITAS LUTAS DO PCP-por Andrade Silva Capitão de Abril

em LIBERDADE e CIDADANIA


90 ANOS DE VIDA E MUITAS LUTAS DO PCP


A história, Portugal e os portugueses só por má fé, ou cegueira é que poderão negar as grandes páginas heróicas escritas com sangue, dor, lágrimas, tortura e prisão de centenas, milhares de comunistas anónimos que lutaram contra as injustiças sociais, a crueldade e a promoção da indignidade humana durante décadas, por verdadeiros FASCISTAS e outros poderosos donos de empresas e latifúndios, de um modo especial estes, que eram ao lado do regime colonia da Madeira( descrito por Horácio Bento de Gouveia no livro a Canga, que o sr. Brigadeiro Azeredo em 75 queria que eu fosse extinguir, o que, por causa da paz social no Alentejo o general Fabião não deixou, tendo-me subtraído a essa grande alegria que coube a João Jardim) e continuam a ser, mais por questões de uma ideologia ultramontana, expressa no sentimento de posse da terra, associado a um comportamento inqualificável do seu completo abandono e improdutividade - era assim ante do 25 de Abril 74 e continua a ser em extensas áreas do Alentejo- um anacronismo social, humano e económico inumano, antipatriótico, inqualificável.

Em qualquer contexto de uma democracia todos os partidos que lutem pela justiça social e aprofundamento da democracia participativa económica, social e cultural têm lugar no Portugal de Abril que, como militar do 25 de Abril, ajudei a construir, e como alguns nessas alturas e em 77/78 identificavam-me em pleno Tribunal Militar de Santa Clara de Lisboa, seria um heróico capitão do Alentejo Latifundiário e um dos principais obreiros da liberdade, eles o disseram, todos ouviram, e está editado, no livro de Manuel Geraldo : A Legitima Defesa de um Capitão de Abril, o que, também Álvaro Cunhal referiu num dos comícios do PCP em Évora, o que o povo Alentejano de então, ainda vivo, não esquece, bem como, os agrários que, entre outras, coisas foram obrigados a respeitarem a dignidade dos trabalhadores alentejanos. Foi mesmo assim, quando queriam despejar metralha sobre eles, como na herdade da Sé em Évora e também em Montemor-o Novo, aqui, com armas de guerra, tiveram sim, de pagarem milhares de contos de salários em atraso, restituírem as terras aos trabalhadores, não para serem ROUBADAS; MAS SIM, SEMEADAS, o que, não eram. Por tudo isto me apelidaram de alma negra da reforma agrária - Vacas de Carvalho, in O Fracasso de Um Processo: A Reforma Agrária no Alentejo.


Depois desta grande vitória muito tem acontecido de diferente no Alentejo, enquanto, na Madeira a colonia acabou, no Alentejo o latifúndio regressou e as terras incultas, todavia a dignidade mantém-se de pé.


Sem nenhuma reserva num contexto democrático os partidos comunistas têm lugar, e numa situçao em que de novo se desrespeita a dignidade das pessoas, sobretudo dos mais desfavorecidos, um partido que lute efectivamente pela defesa do adequado de dignidade, não há o mínimo de dignidade, esta tem de ser a adequada, e como se esta a perder esta perspectiva, um organizador do protesto é vital, como é, nesta circunstância, quem, como a Igreja Católica, vai dando os pensos rápidos a quem sofre.


Por tudo isto o Partido Comunista Português e outros partidos , pessoas e instituições de defesa dos direitos do POVO em Portugal, na Europa e no Mundo terão bem mais para além de outros longos 90 anos de lutarem pelos valores imortais da dignidade. Que nunca lhes faleça a força e a esperança, porque se não esta crónica ganância e horrorosa esquizofrenia de reduzir as pessoas a coisas e a escravos seria bem mais grave do que já hoje é.


Um abraço às mulheres e homens que lutam por mais Sol e liberdade para todos.Parabéns ao PCP e votos para que com todos os democratas, amantes da paz, da liberdade e da dignidade humana ajude a reconstruir a justiça e a dignidade perdidas e um Portugal mais justo, mais fraterno e tolerante, como é apanágio de tantos e tantos comunistas.