MENINA

O BLOGUE UNIVERSAL E INTERNACIONALISTA


A praça é do povo. Como o céu é do condor. É o antro onde a liberdade. Cria águias em seu calor! ...

A palavra! Vós roubais-la
Aos lábios da multidão
Dizeis, senhores, à lava
Que não rompa do vulcão.

Castro Alves
Jornal de Poesia

Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? / Em que mundo, em que estrelas tu te escondes / Embuçado nos céus? /Há dois mil anos te mandei meu grito / Que, embalde, desde então corre o infinito... / Onde estás, Senhor Deus?

Castro Alves


MINHA LEI E MINHA REGRA HUMANA: AS PRIORIDADES.

Marília Gonçalves

Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres.
Albert Einstein

Perguntas Com Resposta à Espera

Portugal ChamaS e Não Ouvem a Urgência de Teu Grito? Portugal em que http://www.blogger.com/img/gl.bold.gifinevitavelmente se incluem os que votando certo, viram resvalar de suas mãos a luz em que acreditavam; A LUTA CONTINUA )
Quem Acode à Tragédia de Portugal Vendido ao Poder dos Financeiros?! Quem Senão TU, POVO DE PORTUGAL?! Do Mundo inteiro a irmã de Portugal a filha. Marília Gonçalves a todos os falsos saudosistas lamurientos, que dizem (porque nem sabem do que falam) apreciar salazar como grande vulto,quero apenas a esses,dizer-lhes que não prestam! porque erguem seus sonhos sobre alicerces de sofrimento, do Povo a que pertencem e que tanto sofreu às mãos desse ditador!sobre o sofrimento duma geração de jovens ( a que vocês graças ao 25 de Abril escaparam)enviada para a guerra, tropeçar no horror e esbarrar na morte, sua e de outros a cada passo! sobre o sofrimento enfim de Portugal, que é vossa história, espoliado de bens e de gentes, tendo de fugir para terras de outros para poder sobreviver, enquanto Portugal ao abandono,via secar-se-lhe o pobre chão, sem braços que o dignificassem! Tudo isso foi salazar, servido por seus esbirros e por uma corte de bufos e de vendidos, que não olhavam a meios,para atingir seus malévolos fins!Construam se dentro de vós há sangue de gente, vossos sonhos, com base na realidade e não apoiando-os sobre mitos apodrecidos, no sangue de inocentes!!! Marília Gonçalves (pois é! feras não têm maiúscula!!!)

sábado, 9 de abril de 2011

Associaçom Galega da Língua


Associaçom Galega da Língua

Imperdível e ATRAVÉS presentes no Achegarte 2011

PGL - Imperdível e ATRAVÉS|EDITORA estarám presentes no Achegarte 2011. O evento decorre os dias 2 e 3 de abril, de 11h30 a 14h30 e de 16h30 a 22h —no domingo encerrará umha hora antes—, no Palácio de Exposiçons e Congressos da Corunha (Palexco). As entidades participantes somam 114, entre livrarias, editoras, associaçons, teatro, dança ou áudio-visual.
Achegarte nasceu em 2009 para preencher um vazio. Na altura, o atual governo da Junta decidira nom apoiar o projeto Cultur.gal, feira das indústrias culturais galegas, e a Concelharia da Cultura da Cámara corunhesa promoveu o Achegarte. Felizmente, e já com o Culturgal a fazer parte da agenda cultural, o Achegarte caminha para a sua consolidaçom como local de encontro da cultura galega numa das cidades chave do nosso país, a Corunha.
As linhas estratégicas deste evento som:
  • Maior protagonismo ao ámbito da criaçom e dos criadores.
  • Incorporar a cultura de base, a cultura amadora e a sociocultura.
  • Contribuir a difundir e visibilizar os produtos culturais galegos.
  • Conetar com o público.
A Associaçom Galega da Língua (AGAL) estará presente com os materiais da loja Imperdível e da Através | Editora na pessoa de Tiago Peres.
Apresentaçom de Noente Paradise
No expositor de Toupa.net terá lugar o lançamento de Noente Paradise, da cantora Ugia Pedreira. Será a 2 de abril às 13 horas. As pessoas interessadas também poderám comprar o livro que, por sinal, também está no posto da Imperdível/ATRAVÉS.


+ Ligaçons relacionadas:
 
 

Ops!

Valentim R. Fagim - Nos últimos meses estive em vários liceus de secundário a mostrar os alunos e alunas que a nossa língua, contradizendo algumas informações que lhes chegavam, é uma oportunidade de grande valor. Este ateliê, que nasceu de uma ideia do Carlos Figueiras, transformou-se, depois de várias reuniões e reflexões, no Ops!, cujo site, da autoria de Eugénio Outeiro, lançamos hoje.
Ops! é o que exclamamos quando nos apercebemos de algo que já sabíamos mas não alcançávamos a lembrar. Ops! é um ateliê para mostrar a alunos e alunas do nosso sistema educativo que a nossa língua é:
1) uma entrada privilegiada para aceder ao mundo em português
2) a nossa vantagem competitiva no quadro espanhol e europeu.
Ops! nasce por várias razões. Um dos dissabores que me ficou depois de ter finalizado o sistema educativo obrigatório é que nenhum dos 60/70 professores que tive dedicasse quinze minutos a revelar-nos que a língua de Portugal e do Brasil, e portanto as suas sociedades e as suas obras, estavam ao nosso alcance. Ops! vai ao encontro desta carência mas não só:
Nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam.
Nasce porque o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, uma potência emergente.
Nasce porque o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).
Nasce porque é em épocas de crise quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção. Afinal, quer uns, quer outros, são limitados.
O ateliê é desenvolvido em português de Portugal ou do Brasil para afirmar a nossa internacionalidade e está dividido em quatro partes. Na primeira revelamos como podemos ler os textos em português à galega. Na segunda mostramos o mundo que se expressa em português e o que temos a ganhar como galegos e galegas. Na terceira, Ops!, lembramos o muito que sabemos mas convidamos a manter a atenção e aprofundar no estudo, e na última trabalhamos com sites que podem permitir que os alunos e as alunas aprendam por eles mesmos, de forma autónoma.
Ops! conta com o seguinte corpo docente para além do coordenador, Valentim R. Fagim, e são Eugénio Outeiro, Antia Cortiças, Noemi Pinheira, Kike Martins e Breogám Vila. A nossa função é comunicar uma boa notícia: a nossa língua é mundial.
Na atualidade, vários concelhos galegos contrataram Ops!: Vigo, Ponte Vedra, Moanha, Redondela, a Corunha, Melide e Ourense bem como centros educativos da Fonsagrada, Cea, Alhariz, Arçua, Lousame e o Barco.
Frente ao preconceito, Ops!

+ Ligações relacionadas:
 
   
Pág. 1 de 35














Marcel Proust

Marcel Proust


À la recherche du temps perdu.





À l'ombre des jeunes filles en fleurs