MENINA

O BLOGUE UNIVERSAL E INTERNACIONALISTA


A praça é do povo. Como o céu é do condor. É o antro onde a liberdade. Cria águias em seu calor! ...

A palavra! Vós roubais-la
Aos lábios da multidão
Dizeis, senhores, à lava
Que não rompa do vulcão.

Castro Alves
Jornal de Poesia

Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? / Em que mundo, em que estrelas tu te escondes / Embuçado nos céus? /Há dois mil anos te mandei meu grito / Que, embalde, desde então corre o infinito... / Onde estás, Senhor Deus?

Castro Alves


MINHA LEI E MINHA REGRA HUMANA: AS PRIORIDADES.

Marília Gonçalves

Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres.
Albert Einstein

Perguntas Com Resposta à Espera

Portugal ChamaS e Não Ouvem a Urgência de Teu Grito? Portugal em que http://www.blogger.com/img/gl.bold.gifinevitavelmente se incluem os que votando certo, viram resvalar de suas mãos a luz em que acreditavam; A LUTA CONTINUA )
Quem Acode à Tragédia de Portugal Vendido ao Poder dos Financeiros?! Quem Senão TU, POVO DE PORTUGAL?! Do Mundo inteiro a irmã de Portugal a filha. Marília Gonçalves a todos os falsos saudosistas lamurientos, que dizem (porque nem sabem do que falam) apreciar salazar como grande vulto,quero apenas a esses,dizer-lhes que não prestam! porque erguem seus sonhos sobre alicerces de sofrimento, do Povo a que pertencem e que tanto sofreu às mãos desse ditador!sobre o sofrimento duma geração de jovens ( a que vocês graças ao 25 de Abril escaparam)enviada para a guerra, tropeçar no horror e esbarrar na morte, sua e de outros a cada passo! sobre o sofrimento enfim de Portugal, que é vossa história, espoliado de bens e de gentes, tendo de fugir para terras de outros para poder sobreviver, enquanto Portugal ao abandono,via secar-se-lhe o pobre chão, sem braços que o dignificassem! Tudo isso foi salazar, servido por seus esbirros e por uma corte de bufos e de vendidos, que não olhavam a meios,para atingir seus malévolos fins!Construam se dentro de vós há sangue de gente, vossos sonhos, com base na realidade e não apoiando-os sobre mitos apodrecidos, no sangue de inocentes!!! Marília Gonçalves (pois é! feras não têm maiúscula!!!)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Um Filme Importante a Ver sem Falta O Couraçado Potemkine


http://www.macrostreaming.com/5692-Le-Cuirass%C3%A9-Potemkine.htm


Couraçado Potemkin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Info/navio
couraçado Potemkin (em russo: Потëмкин, transl. Patiômkin, nome completo Князь Потëмкин Таврический, transl. Kniáz' Patiômkin Tavritchéski, literalmente "Príncipe Potemkin de Táurida) foi umnavio de guerra da Frota do Mar Negro da Rússia. Foi construído nos estaleiros de Nikolayev em 1898 e entrou ao serviço em 1904. Foi baptizado em homenagem a Grigori Alexandrovich Potemkin, um militar doséculo XVIII.A construção do navio foi baseada no Couraçado Tri Sviatitelia e numa versão modernizada da classe de Couraçados Peresviet.A couraça foi concebida tendo por base o Couraçado Britânico HMS Majestic.
Este navio tornou-se famoso devido à revolta da sua tripulação, que nele ocorreu em Junho de 1905, devido às más condições em que operavam, às implicações da derrota russa na Batalha de Tsushima e em plenaRevolução de 1905.Serguei Eisenstein, realizaria em 1925, um filme sobre a revolta, chamado Bronenosets Potyomkin, o qual se tornou num marco da história da Sétima Arte.
Após a revolta o navio mudou de nome para 'Panteleimon, a partir de São Pantaleão, tendo voltado ao nome original em Fevereiro de 1917. A seguir à Revolução de Outubro, seu nome foi alterado definitivamente para Boretz za Svobodu.Em 1918 foi capturado em Sebastopol pelo Exército alemão, sendo mais tarde recapturado ao Exército branco e entregue em 1919 às forças aliadas, que o fizeram explodir de modo a impedir a sua utilização pelos Bolcheviques.O Couraçado Potemkin seria finalmente desmantelado em 1922.

Ver também

Jean Ferrat -Potemkine

HOMENAGEM A LIDICE

LIDICE, aldeia mártir de que o Livro "Uma Pequena Aldeia Chamada Lidice", faz o relato trágico-heróico,na  Checoslováquia tomada pelos nazis, após o aba do n°2 do 3° reich,  Reinhard Heydrich (chefe da SD) em Praga


as Crianças Mártires de Lidice


(tentei encontrar o livro "ebook "Uma Pequena Aldeia Chamada Lidice" para vos deixar aqui, mas por enquanto não o encontrei, se alguém tiver uma versão numérica da obra, talvez fosse importante enviar para o blogue, onde a porei de imediato à disposição, de quantos querem conhecer a história corajosa da Resistência ao nazismo/fascismo, durante a 2° guerra mundial





Saudades das Férias

dias de paz ou de guerra, dias que passam e fogem, dias tão longe da terra...e tão perto...

mas Férias...mereceidas férias

Porque há Crianças, é Sempre Abril Todo o Ano

mãos cheias de Abril

O Livro da Semana A SELVA DE FERREIRA de CASTRO


 A SELVA
de
FERREIRA de CASTRO

O FILME DA SEMANA IL POSTINO

filme da Semana 

O Carteiro e o Poeta


O CARTEIRO E O POETA -

 IL POSTINO - 1994 -

 DIREÇÃO MICHAEL RADFORD - MASSIMO TROISE,

 PHILIPPE NOIRET,

o filme conta o encontro de um

 jovem carteiro e de Pablo Neruda, 

a descoberta da poesia pelo primeiro 

e a sua tomada de consciência social e política 


MARIA GRAZIA CUCINOTTA,

 LINDA MORETTI 



Le facteur (1994)
Il postino (original title)

  108 min  
     

Simple Italian postman learns to love poetry while delivering mail to a famous poet; he uses this to woo local beauty Beatrice.

Director:

Michael Radford

Writers:

Antonio Skármeta (novel), Furio Scarpelli (story), and 6 more credits »

Um Filme que se não esquece