em resposta a Andrade da Silva Capitão de Abril
em
Liberdade e Cidadania
Companheiros, Amigos, Leitores
é uma realidade que quem se debruçar sobre o Novo Testamento, verá o desacordo total que há entre a Palavra de Jesus e o que pratica a Igreja Católica!Senão pensem: como andava Jesus vestido? Como andava Jesus Calçado? que ouros ostentou? nenhuns, não pode ser possuidor de ouro de fortunas colossais quem como Jesus tudo distribui pela pobreza!
Quem protegia Jesus? Quem defendia? os fracos e os pobres? e a Igreja Católica que diz representar Jesus quem protege? os ricos e os poderosos!
Encheram a cabeça das crianças da ideia de pecado, para impedir que pensem, que reflictam sobre as grandes contradições. A Inquisição,
queimava pessoas vivas na praça publica, ou afogava-as, ou torturava-as das mais terríveis maneiras!
Como Jesus condenaria tudo isso se lhe ouvíssemos a Voz!
Claro que quando falo da Igreja Católica, (penso que se dará o mesmo com o Coronel Andrade da Silva) não me refiro é evidente a todos os católicos, nem sequer a todos os padres. Julgar tudo em bloco também seria criminoso! Conheço católicos que são excelentes pessoas, conheci católicos de uma maldade sem fim (e grandes praticantes)!
Conheço padres, progressistas, humanos e bons, e eu agnóstica, que nem sei o quanto de mim daria para que um Deus existisse, que amasse o ser humano como Jesus o amou,tenho entre o meus melhores amigos um padre! A pessoa que todos gostariam de encontrar e conhecer, generoso, tolerante, sacrificando-se sem fim na sua vida associativa em defesa dos mais desfavorecidos, sejam de que país forem, tenham a cor que tiverem.! E agora uma pergunta vos faço eu: o que pensam do racismo, dirijo-me aos Cristãos claro está!
Porque em resposta à minha pergunta, muito gostaria que me dissessem de que países provinham os Reis Magos, e que diferenças havia na cor de suas peles?
Depois ainda gostaria que me explicassem, principalmente todos os que se vão prostrar diante do Papa, representante máximo da Igreja Católica, que papel representou a Igreja e o Papa da época, perante o nazismo e os crimes horrorosos perpetrados pelo Hitler e seus acólitos! e o mesmo com a Itália de Mussolini?
Porque se não estou em erro, e não estou mesmo, o papel foi o silêncio! * e como se diz em Portugal, quem cala consente.... ora tanto o povo alemão como o povo italiano, eram católicos! Uma posição firme da Igreja Católica, do Papa e de todos os representantes da Igreja tão escutadas em cada missa, em cada cerimónia religiosa, condenando os campos de concentração, os fornos crematórios e as câmaras de gás, que vitimaram milhões de pessoas, entre as quais tantas e tantas crianças muitas das quais mesmo bebés, esses crimes sem qualificativo suficientemente forte que os designe teriam sido evitados! Porque isso sim foi um Pecado Maior! deixar matar inocentes, deixar bombardear países, pela loucura colectiva que partindo dum monstro ditador se espalhou pela maioria do povo que comandava e dirigia!
Que pensam que Deus, que Jesus lhes dirá, caso existam para além vida, quando aparecer diante deles quem tais crimes silenciou?
olhem são capazes de ter uma grande, uma desagradável surpresa!
Porque quem se cala, quer seja por interesse, quer seja por cobardia, diante dos crimes mais hediondos, como no tempo da escravatura* que a igreja nunca condenou, quando também poderia ter evitado tanto horror e sofrimento!
Jesus foi sempre pobre e viveu pobre na sua breve vida, distribuindo pelos pobres quanto ia tendo! Como é possível que a Igreja que o representa, seja possuidora de um dos bancos mais fortes e ricos do Mundo? Não,era a lei de Jesus que os seus representantes seguissem as suas ideias e o seu exemplo?
Reflictam, pensem em vossa alma e consciência...
e quanto à pedofilia é crime tão condenável perante a lei dos homens se praticada por padre ou outro homem qualquer, como acto sem si ! mas ao acto junta-se o abuso de confiança e a responsabilidade de quem fazendo-se passar por representante de Deus, abusa da credulidade dos pais e das mães, da cegueira inconsciente de ambos, para destruir crianças, que nunca mais, por mais bem seguidas que sejam por especialistas, tornarão a recuperar a sua inocência; a sua ingenuidade e a sua confiança na vida
até sempre
***************
**********
******
Jesus
Meu Jesus poeta
meu Jesus guerreiro
em nome da paz
quem será o último
não foste o primeiro.
Jesus combatente
Jesus pequenino
eu sinto ternura
por ti deus menino.
Eu sinto ternura
eu sinto carinho
que há deuses meninos
pelo meu caminho.
Marília Gonçalves
Jesus filho dos Homens ou filho de Deus
eu, e comigo quantos dos meus amigos
estaríamos a teu lado para defender as tias ideias sobre o Ser Humano
contigo e contra teus inimigos nos bateríamos
Tu que numa época tão longínqua e obscura
tiveste a coragem (para alguns a ousadia)
de pregar as primeiras bases do Comunismo
pondo-te ao lado dos fracos e desprotegidos!
há mais de dois mil Anos...
nessa época que foi a tua!
Como não enternecer-me com teu vulto
quando doutro idêntico não há memória
numa era tal!...
agora duma coisa todos podem estar certos
nao és pertença de nenhuma Igreja
o teu amor foi pelos que sofriam
a força dos poderosos, tal como Tu!
Marília
------------
--
Guerra Junqueiro
Ali tens, meu amigo, os conegos vermelhos:
Que riso debochado e gesto vinolento!
E á noite, a esta hora, uns padres sem batinas
Do certo não virão pregar ás concubinas
O 6º mandamento!
******************
É o principio rei dominador dos mundos,
É um sangue vital, forte como o cognac.
Engordai, engordai ó bravos homens sérios,
Que servis para dar esterco aos cemitérios
E musica a Offenbak.
A vergonha morreu, a dignidade foi-se.
O mundo oficial è um vergonhoso alcoice,
E a plebe tripudiando em hórridas orgias
Lança sobre o Direito um pustulento escarro,
E acende, cambaleando, a ponta do cigarro
Na fogueira que abrasa o Louvre e as Tulherias.
A família é um bordel. Os leitos sensuais
São verdadeiramente esgotos seminais,
Eróticas latrinas,
Onde entre o tumultuar d'um debochado goso
Se fabrica de noite o sangue escrofuloso
Das raças libertinas.
Calemo-nos. Eu oiço as ferraduras de Argus.
É a Ordem e a Lei; correm a trotes largos,
Vêm n'esta direcção, esconde-te, Jesus!
Metamo-nos aqui n'um beco, anda ligeiro!
Que, se sabem quem és, meu velho petroleiro,
Mandam-te pendurar segunda vez na cruz.
Guerra Junqueiro
* aconselho que vejam o filme de COSTA GAVRAS: AMEN
e
(Deux ans plus tard, Jean-Paul II demande la même chose à six historiens juifs et catholiques. Là encore l’unanimité ne se fait pas. Les mêmes silences posent toujours problème. Le fameux message de Noël 1942 que le Vatican présente comme une référence implicite au génocide ne suffit pas à convaincre. Pie XII y évoque "ces centaines de milliers de personnes qui, sans aucune faute de leur part, parfois seulement en raison de leur nationalité ou de leur race, sont vouées à la mort ou à l’extinction progressive". Il atteste seulement que dès 1942 le Vatican comme les Alliés savaient ce qui se tramait en Europe. En novembre, Rome envoya à Washington des informations confirmant l’utilisation des chambres à gaz. )
Un garde Ustasha parmi des corps de prisonniers assassinés dans le camp de concentration de Jasenovac.
Au début des années 1940, l'Eglise catholique cherche à se protéger du communisme. Parmi les solutions qui s'offrent à elle : soutenir les Ustashas, ce mouvement qui allait incarner le régime génocidaire de la Croatie, alors satellite de l'Allemagne nazie.
escravatura: En ce qui concerne l'obtention d'excuses, la campagne a également été encouragée par le repentir que le pape Jean-Paul II a exprimé en 1991 "pour les péchés commis par l'Europe chrétienne contre l'Afrique" lors d'une visite à l'île de Gorée (Sénégal), l'une des anciennes grandes plaques tournantes de la traite transatlantique des esclaves.
(tarde, tarde demais, dizia-se em Portugal numa publicidade na TV: uma boa desculpa não indemniza prejuízos!
Marília Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário