MENINA

O BLOGUE UNIVERSAL E INTERNACIONALISTA


A praça é do povo. Como o céu é do condor. É o antro onde a liberdade. Cria águias em seu calor! ...

A palavra! Vós roubais-la
Aos lábios da multidão
Dizeis, senhores, à lava
Que não rompa do vulcão.

Castro Alves
Jornal de Poesia

Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? / Em que mundo, em que estrelas tu te escondes / Embuçado nos céus? /Há dois mil anos te mandei meu grito / Que, embalde, desde então corre o infinito... / Onde estás, Senhor Deus?

Castro Alves


MINHA LEI E MINHA REGRA HUMANA: AS PRIORIDADES.

Marília Gonçalves

Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres.
Albert Einstein

Perguntas Com Resposta à Espera

Portugal ChamaS e Não Ouvem a Urgência de Teu Grito? Portugal em que http://www.blogger.com/img/gl.bold.gifinevitavelmente se incluem os que votando certo, viram resvalar de suas mãos a luz em que acreditavam; A LUTA CONTINUA )
Quem Acode à Tragédia de Portugal Vendido ao Poder dos Financeiros?! Quem Senão TU, POVO DE PORTUGAL?! Do Mundo inteiro a irmã de Portugal a filha. Marília Gonçalves a todos os falsos saudosistas lamurientos, que dizem (porque nem sabem do que falam) apreciar salazar como grande vulto,quero apenas a esses,dizer-lhes que não prestam! porque erguem seus sonhos sobre alicerces de sofrimento, do Povo a que pertencem e que tanto sofreu às mãos desse ditador!sobre o sofrimento duma geração de jovens ( a que vocês graças ao 25 de Abril escaparam)enviada para a guerra, tropeçar no horror e esbarrar na morte, sua e de outros a cada passo! sobre o sofrimento enfim de Portugal, que é vossa história, espoliado de bens e de gentes, tendo de fugir para terras de outros para poder sobreviver, enquanto Portugal ao abandono,via secar-se-lhe o pobre chão, sem braços que o dignificassem! Tudo isso foi salazar, servido por seus esbirros e por uma corte de bufos e de vendidos, que não olhavam a meios,para atingir seus malévolos fins!Construam se dentro de vós há sangue de gente, vossos sonhos, com base na realidade e não apoiando-os sobre mitos apodrecidos, no sangue de inocentes!!! Marília Gonçalves (pois é! feras não têm maiúscula!!!)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Exercício físico na adolescência pode reduzir efeito do gene da obesidade

Exercício físico na adolescência

pode reduzir efeito do gene da obesidade

2010-05-04

Jonatan   Ruiz é investigador do Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)
Jonatan Ruiz é investigador do Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia)
Um novo estudo publicado na revista "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine" mostra que um estilo de vida fisicamente activo durante a adolescência pode reduzir o efeito de mutação no gene FTO, o principal aliado da obesidade.

“Cada cópia da mutação deste gene está associada a um aumento de 1,5 quilos, o que significa que pessoas que tenham duas cópias podem pesar mais três quilos do que aquelas que não têm nenhuma”, explica Jonatan Ruiz, líder do estudo.

Segundo este especialista, embora a mutação genética esteja vinculada a um maior índice de massa corporal (IMC), gordura e circunferência da cintura, o seu efeito praticamente desaparece entre os adolescentes que realizam a quantidade de actividade física recomendada por dia, o que pode ser um bom indicador para contrariar a predisposição genética de muitas pessoas para se tornarem obesas ou terem excesso de peso.

O investigador salienta também que este estudo pode alterar “a crença generalizada e o medo de que a genética determina o risco de se desenvolverem doenças que não podem ser prevenidas”, visto que este trabalho demonstra que a modificação do estilo de vida pode anular o efeito negativo de algumas mutações genéticas para a saúde.

"Para os jovens, uma hora de desporto por dia é suficiente para reduzir o risco potencial desta mutação genética", acrescenta Jonatan Ruiz, que alerta também para o facto de quase 60 por cento dos adolescentes europeus não cumprirem estas recomendações.

47% dos adolescentes europeus analisados tinham uma cópia   do gene FTO, enquanto 16% tinham duas
47% dos adolescentes europeus analisados tinham uma cópia do gene FTO, enquanto 16% tinham duas
Esta investigação, que consta entre os cinco finalistas para o Prémio de Excelência Científica, organizado pela Associação Internacional para o Estudo da Obesidade (IASO), foi baseada em dados recolhidos no estudo europeu HELENA, liderado pela Universidade de Saragoça (Espanha), que analisa o efeito do gene FTO no peso e gordura corporal em adolescentes de nove países europeus.

De acordo com os resultados publicados, na Europa, 37 por cento dos adolescentes avaliados não têm nenhuma cópia da mutação, 47 por cento tinham uma cópia e 16 por cento tinham duas.

Sem comentários: