Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2009





























Notícias de Orlando Gonçalves

"Não cedi, não me resignei. Queiram ou não queiram, um D. Quixote coabita em cada um de nós" - escreveu Orlando Gonçalves no seu último livro, "Enredos da Memória", um romance de certa forma autobiográfico. Foi essa força da natureza que lhe enformou a vida, sem desfalecimentos. Arrojando as dificuldades, padecendo injustiças, mas sem nunca se resignar.

"Vencendo a treva e ignorando a insânia, amanhã, em todos os amanhãs, aquele mesmo sol que eu vira agonizante, ressuscitará em promessas, lembrando aos homens que pode sempre haver um novo dia".
Essa era a sua forma de partilhar a vida, a que não faltava uma genuína dose de sonho e uma incomensurável solidariedade.


http://www.noticiasdaamadora.com.pt/nad/texto.php?cod=orlandogoncalves

AQUI





Orlando Gonçalves, dirigiu o Notícias da Amadora entre 1963 e 1994, ano da sua morte.
Esteve preso na Cadeia do Aljube e no Forte de Caxias. A segunda vez que esteve preso foi em 1974 e foi libertado após o 25 de Abril.






O Notícias da Amadora


http://www.noticiasdaamadora.com.pt/

Um dos Jornais que se destacaram e cumpriram durante o fascismo-salazarismo-caetanismo a sua função de informar honesta e integramente os portugueses

este Jornal fundado em 1958 tornou-se pela direcção de Orlando Gonçalves conhecido em todo o País como um dos Jornais da Resistência, ultrapassando as fronteiras de Portugal foi para os portugueses no exílio um belo e magnífico grito de integridade e Esperança

Pagou caro Orlando Gonçalves , a sua honesta e sincera ética de Jornalista pelo que foi preso durante o fascismo mais que uma vez, sofrendo as consequências inerentes à prisão política.

poderemos mais uma vez verificar como se calava, se reduzia ao silêncio, em Portugal a força da Verdade, pela violenta força da opressão e da repressão!

Isso era o salazarismo! Essa imundície de hipocrisia, esterco de vícios vestido de falsa mansidão!

O Notícias da Amadora,dirigido apôs o desaparecimento de Orlando Gonçalves, por Orlando César,seu filho, que começou no Notícias de Amadora sua carreira de Jornalista, tendo colaborado em inúmeros Jornais e Revistas. Orlando Gonçalves e seus colaboradores, os seus Jornalistas, resistiram contra ventos e marés à ditadura fascista e o Jornal prosseguiu sua missão informativa desde então até que há cerca de um ano o poder económico, esse vampiro que tudo absorve e controla pela força financeira de que dispõe, conseguiu empurrar o actual Director Orlando César, ao encerramento do Jornal em papel, para continuar a existir como Jornal em Linha através da Internet

Convido veementemente; todos os antifascistas a visitas assíduas no
Site do Notícias da Amadora num solidário gesto para com quem sempre apesar das dificuldades, cumpriu o seu dever de informar os seus compatriotas.

O meu abraço ao Jornal e a todos os que nele participam.


Marília Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário espera moderação